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A polissemia da guerra e da poesia de Zhen Li

Zhen Li é um poeta contemporâneo de Taiwan que faz uso dos recursos gráficos dos caracteres chineses para criar poemas visuais. Em “Sinfonia da guerra”, que também possui versão em vídeo, Zhen Li trabalha com quatro caracteres (兵, 乒, 乓, 丘) para criar uma representação de uma batalha em três etapas: antes, durante e depois da batalha. O primeiro caractere (兵), que aparece na primeira parte, significa “soldado”, e é usado para representar os dois exércitos alinhados para a batalha. O segundo e o terceiro caracteres (乒, 乓), que aparecem na segunda parte do poema, são caracteres onomatopaicos (“bing” e “bang”), e são usados ​​para representar o momento da batalha em si, tanto sonoramente (porque a sucessão de onomatopeias bing bang bing bang sugere a ideia de choque), quanto do ponto de vista visual, pois estes dois caracteres são iguais ao primeiro, 兵, apenas com um traço a menos na parte inferior, o que sugere os soldados mutilados. Na última parte do poema, o depois da batalha, aparece o quarto caractere, 丘, que também é graficamente semelhante ao caractere de “soldado”, mas significa “tumba”. O depois da batalha aparece, então, como um cemitério.

“Sinfonia da guerra”

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Assista o vídeo

  • “Sinfonia da guerra”

 Sobre Miguel Angel Petrecca

Argentino, Miguel Angel Petrecca é editor, tradutor, poeta e jornalista, formado em letras pela Universidade de Buenos Aires; cursou também a Universidade de Língua e Cultura de Pequim, cidade onde viveu entre 2008 e 2009. Atualmente, desenvolve um mestrado em Estudos Chineses no Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais em Paris.