Pergunta:Você acha que coisas como os esquadrões da morte, poluição e bebês nascendo sem cérebro no Brasil causaram uma impressão duradoura em você e sua música?
Cave: Eu acho que o Brasil é um país notável pelo tipo de corrupção política e brutalidade do governo e “notável” pela situação social lá e o que ele, governo, faz com as pessoas é tão evidente e tão inescapável que não pode ser simplesmente engolido. São Paulo é mais brutal do que Nova York. Ao mesmo tempo, é mais suportável para mim de alguma forma – é mais honesto de certa forma. Quero dizer, mesmo quando você é roubado lá. Fui roubado duas ou três vezes e não sinto nenhum tipo de amargura. Eles não vão explodir sua cabeça com chutes ou tiros. Eles também não vão surgir no pátio de uma escola e atirar com uma espingarda em dezenas de estudantes como acontece regularmente na América. Eu não morava debaixo de uma palmeira quando estava lá: eu morava em São Paulo, que é a terceira maior cidade do mundo. É apenas esse enorme e enorme centro de negócios no Brasil.
*
Cave: Nós fizemos a canção e o videoclip de “Do you love me?” lá, em São Paulo. Juntamos pessoas de rua – travestis, prostitutas e as levamos para uma espécie de clube de sexo lá e tocamos a música para essas pessoas que não tinham ideia de porra nenhuma ou qualquer ideia sobre mim.
Entrevista de Cave para “Hypno Mag” em 1994.