Skip to main content

NOTÍCIAS DO FIM DO MUNDO

 

  1. “Protestos em Londres para pedir ‘estado de emergência ambiental’”[1]1

 

Milhares de manifestantes bloquearam a circulação de veículos em alguns pontos de Londres nesta segunda-feira (15/04/19) para reivindicar um “estado de emergência ambiental”, no primeiro dia de uma ação que deve ser realizada durante toda a semana em 80 cidades de 33 países.

Esses ativistas, convocados pelo movimento Extinction Rebellion, se reuniram em vários lugares movimentados da capital britânica, como a ponte de Waterloo e a Oxford Street, ou perto de símbolos do poder político, como o Parlamento e a sede do governo.

“Por cada dia de bloqueio, a pressão contra o governo vai se intensificar. O número de dias que vamos aguentar é um elemento-chave”, declarou à AFP Larch Maxey, um dos porta-vozes do movimento. Ele espera que a ação levará a uma reunião com o governo: “Se não responderem nossas demandas, continuaremos dando fôlego à mobilização”.

“Tentamos com petições, marchas, cartas, informes, reuniões e inclusive ações diretas, mas as emissões mundiais (poluentes) continuam aumentando”, explicou em um comunicado a Extinction Rebellion, um movimento internacional que chama à desobediência civil contra a inação climática.

Para essa organização, deve-se “transformar um sistema que, mesmo de forma involuntária, está destruindo nosso planeta”. “Não temos um planeta B”, pode-se ler em alguns dos cartazes das manifestações, entre bandeiras coloridas, com o logo da organização.

Está previsto que a ocupação de diferentes lugares da capital britânica se prolongue durante esta noite e que os manifestantes acampem perto do Hyde Park.

A sede da petroleira Shell também foi alvo dos manifestantes, que acusaram a companhia de “ecocídio”, a “destruição de ecossistemas”, comparáveis a um “crime contra a humanidade”, segundo a organização. Os ativistas romperam as portas de vidro de acesso do edifício e escreveram a palavra “mentiras” na fachada. Cinco pessoas foram detidas, segundo o movimento. A Extinction Rebellion anunciou que as ações seriam realizadas em 80 cidades de 33 países até 22 de abril, no âmbito de sua “rebelião internacional”.

Na Espanha, ativistas impediram que veículos entrassem na sede da companhia petroleira Repsol em Madri. Em Berlim, houve várias manifestações pacíficas, incluindo uma em frente ao Bundestag, onde ativistas, em sua maioria jovens, pediram que as pessoas “se rebelem para a próxima geração”. O acesso à ponte de Oberbaumbrücke, que une o leste com o sul da cidade, também foi bloqueado durante duas horas. Ao longo da semana estão previstas ações como o bloqueio de estradas em Viena e Paris, um “acampamento pacífico” em Melbourne e uma concentração em Washington.

 

  1. “Parlamento britânico é primeiro a declarar ‘emergência climática’”[2]2

 

Londres, 1 Mai 2019 (AFP) – O Parlamento britânico se tornou, nesta quarta-feira, o primeiro no mundo a declarar “emergência ecológica e climática” – anunciou o Partido Trabalhista, após a série de manifestações dos ativistas do movimento Extinction Rebellion. “Graças à pressão do Partido Trabalhista, o Reino Unido acaba de se tornar o primeiro país a declarar uma emergência para o clima e o meio ambiente”, declarou a sigla em sua conta no Twitter. “Agora é hora de adotar ações reais para lutar contra a mudança climática”, acrescentou. O líder do partido, Jeremy Corbyn, disse esperar que a votação “deflagre uma onda de ações em outros parlamentos e governos do mundo inteiro”.

A moção dos trabalhistas votada nesta quarta à noite pelos deputados não é vinculante. O movimento Extinction Rebellion, que defende a desobediência civil pacífica contra a inação climática e liderou protestos na capital britânica, celebrou no Twitter “que se diga a verdade sobre o clima e a crise ecológica”. “A pressão exercida sobre nossos políticos agora vai aumentar”, afirmou o grupo, que espera “ações decisivas”.

Esta votação acontece no momento em que a Comissão britânica sobre Mudança Climática (CCC) deve recomendar ao governo de Theresa May que reduza a zero suas emissões líquidas de gases causadores do efeito estufa para 2050. Esta deve ser a recomendação central de um relatório que será publicado amanhã pela CCC, encarregada de aconselhar o Executivo britânico nesse tema.

 

[Obs.: até o momento, a ala norte-americana da Extinction Rebellion ainda não entrou com peso na ação internacional, o que deve se dar em breve].

 

  1. Outras matérias recentes da mídia mundial sobre o XR:

 

* “Rebelião contra a Extinção” (<https://www.publico.pt/2018/11/22/sociedade/opiniao/rebeliao-extincao-1851890>).

 

* “Centro de Londres paralizado por rebelión contra el cambio climático”  (<https://www.20minutos.com.mx/noticia/503737/0/centro-de-londres-paralizado-por-rebelion-contra-el-cambio-climatico/>)

 

* “Rebelión contra la extinción: ‘Extinction Rebellion’” (<http://www.reddetransicion.org/rebelion-por-la-vida-extinction-rebellion/>)

 

* “Ativistas bloqueiam a Bolsa de Londres no 11º dia de protestos” (<https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2019/04/25/ativistas-bloqueiam-a-bolsa-de-londres-no-11-e-ultimo-dia-de-protestos.htm>)

 

* “Extinction Rebellion protesta diante da embaixada do Brasil em Londres” (<https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/01/extinction-rebellion-protesta-diante-da-embaixada-do-brasil-em-londres.htm>).

 

* “Nova obra descoberta em Londres [em apoio ao XR] é atribuída a Banksy”  (<https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2019/04/26/nova-obra-descoberta-em-londres-e-atribuida-a-banksy.htm>). Bansky é hoje considerado um dos mais importantes artistas plásticos do mundo, senão o mais importante. Ver “O começo do fim da luta pelo futuro”.

 

 

 

 

 

[1]     FONTE: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/04/15/protestos-em-londres-para-pedir-estado-de-emergencia-ambiental.htm>.

[2]     FONTE: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/01/parlamento-britanico-e-primeiro-a-declarar-emergencia-climatica.htm>.